Olá Poderosas!

Bom, eu já lhes falei em posts anteriores que sou diabética e que sou apaixonada por alimentação saudável, né? Eu já fiz muitas alterações em meu cardápio diário por causa do diabetes e porque queria emagrecer também. Já fazem alguns anos que faço uso de várias sementes em sucos e iogurtes. E uma das sementes poderosas que uso muito é a chia.

Então, vamos falar sobre os benefícios da chia:

Controla a diabetes: quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transforarem em um gel, então a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue.

Melhora a saúde intestinal: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. E isso acaba saindo nas fezes em maior quantidade do que o habitual. E as sementes de chia ainda ajudam a prevenir a prisão de ventre.

Ajuda a emagrecer: um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares: contém ômega 3 que é capaz de reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, evitando o desenvolvimento de doenças como pressão alta.

Como usar a chia para emagrecer

Para usar a chia com este objetivo, deve-se colocar 1 colher de sopa de semente de chia em 250ml de água e consumir 20 minutos antes das principais refeições. Ela forma um gel que diminui o apetite.

A chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada no iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos. Para obter todos os benefícios da chia basta consumir cerca de duas colheres de sopa por dia.

Quantidade diária de consumo de sementes de chia:

Não existe uma regra, mas nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.

Há alguma contra-indicação ?

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias. Há também pessoas com a chamada “síndrome do intestino irritável”, devendo ficar atentas com o consumo de sementes em geral.

 

Fontes consultadas:

http://www.tuasaude.com.br; http://www.minhavida.com.br; http://www.sementedechia.info

 

 

 

 

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