Olá, Poderosas!

Vocês conhecem o Kefir? Se ainda não conhecem o kefir e os seus benefícios, esse é o momento para conhecer seus efeitos sobre a nossa saúde. Ele é um alimento natural e que possui muitas utilidades na culinária.

O artigo abaixo foi reproduzido do site: https://drjulianopimentel.com.br, onde ele explica de forma detalhada o que é o Kefir e seus benefícios para nossa saúde.

Confiram:

Os grãos de kefir usados para fermentar bebidas, também chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que ajudam a regular o intestino.

O Que É Kefir?

Durante séculos, o kefir tem sido utilizado na medicina popular européia e asiática devido suas propriedades nutritivas. Neste artigo, irei abordar os seus principais benefícios para a saúde.

Ele é um produto de leite fermentado (leite de vaca, cabra ou ovelha) que tem gosto de iogurte bebível.

A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores de conteúdo podem variar com base no leite do qual é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo (1).

Ele é rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal e por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir para:

  •         Impulsionar a imunidade;
  •         Tratar doenças Inflamatórias do Intestino;
  •         Construir Densidade Óssea;
  •         Lutar contra alergias;
  •         Melhorar a digestão da lactose;
  •         Matar o Fungo Cândida;
  •         Desintoxicar o organismo.

Kefir Emagrece?

O consumo de Kefir ajuda a emagrecer por proporcionar saciedade, e diminuir a ingestão de alimentos. Além disso, ele melhora o funcionamento do nosso intestino.

Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso é diferente da população microbiana das pessoas magras. Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal (2).

Nesse sentido, segundo alguns especialistas, várias bactérias presentes no kefir podem favorecer a perda de peso. Além disso, ele é um alimento com pouquíssimas calorias e muito nutritivo.

O kefir colabora para o emagrecimento, mas para isso é preciso que vocês se alimentem de forma balanceada e mantenham hábitos saudáveis.

Bom Para O Sistema Imunológico

Vocês sabiam que mais de 75% do seu sistema imunológico está alojado no sistema digestivo?

Essencialmente, trilhões e trilhões de “boas” bactérias e fungos que vivem em nosso intestino são responsáveis por matar os “maus” microorganismos, e isso faz a gente se manter vivo e com saúde.

Então, o que acontece quando a gente toma antibióticos de maneira errada? Literalmente, matamos as bactérias boas de nosso organismo e possibilitamos que as bactérias ruins se proliferem. Isso, por sua vez, levará a problemas digestivos e reações imunes (3).

Estudos ligam desde o autismo e a maioria das doenças crônicas à síndrome do intestino permeável e à digestão inadequada. Pesquisas também mostram que o seu consumo ajuda a restabelecer o equilíbrio das bactérias de nosso intestino.

Benefícios Do Kefir Para A Saúde

Os “grãos de kefir” na verdade não são grãos, mas são um delicado equilíbrio de leveduras e bactérias.

Capaz de fermentar o leite em cerca de 24 horas, os grãos de kefir podem transformar o leite cru em uma bebida probiótica e refrescante que tem vários benefícios medicinais.

  1. Combate ao Câncer

O consumo de alimentos fermentados é benéfico para o tratamento de diferentes tipos de tumores cancerígenos. O Journal of Dairy Science, por exemplo, publicou um estudo que avaliou as células imunes em camundongos e descobriu que o consumo regular de kefir ajuda a parar o crescimento do câncer de mama (4).

  1. Melhora a Saúde dos Ossos

Um estudo de 2014, publicado na revista de Osteoporosis International, descobriu que consumir kefir beneficia a densidade óssea e pode reduzir o risco de osteoporose. Os pesquisadores descobriram que a bebida fermentada aumenta a absorção de minerais essenciais para a construção do osso, como cálcio e magnésio (5).

  1. Reduz a Inflamação Intestinal

Devido às altas doses de probióticos, incluindo as estirpes de lactobacillus e bifidobacterium, o kefir é também um tratamento natural e eficaz para a síndrome do intestino irritável (6). Estudos descobriram que alimentos ricos em probióticos, incluindo iogurte e kefir, podem ajudar a reduzir a inflamação intestinal.

Tipos De Kefir

Para quem tem intolerância à laticínio, existem outros tipos de kefir que ainda são ricos em probióticos e saudáveis, mas que são completamente livres de lactose.

Existem essencialmente dois tipos principais de kefir:

Os dois tipos de kefir são: kefir de leite (feito de leite de vaca, de ovelha ou de cabra, mas também de leite de coco) e kefir de água (feito de água açucarada ou de coco, ambos não contendo leite).

Embora o líquido de base utilizado em diferentes tipos de kefirs possa variar, o processo para a fabricação de kefir é o mesmo e os benefícios para a saúde estão presentes em ambos os tipos.

Todo o kefir é feito usando o “grão de kefir” e devem ter açúcar naturalmente presente, ou então adicionado, para permitir que as bactérias saudáveis cresçam e para que o processo de fermentação ocorra.

No entanto, não se preocupem, o kefir é pobre em açúcar, porque a levedura viva ativa essencialmente “come” a grande maioria do açúcar adicionado durante a fermentação.

E tem mais, o kefir pode ser feito em casa, desde que você tenha acesso aos “grãos de kefir”. Para fazer é simples, basta adicionar uma colher de sopa de grãos a duas xícaras de leite, água ou água de coco. Deixe ficar em temperatura ambiente fermentando de 12 a 36 horas. Escorra o líquido com um pano de queijo ou peneira e seu kefir está pronto.

Com relação a ter acesso aos grãos de Kefir, existem comunidades na internet que fazem doações destes grãos.

Fonte: https://drjulianopimentel.com.br/artigos/kefir-beneficios-ajuda-emagrecer/

Poderosas, sempre falo aqui que temos que optar por fazer escolhas mais saudáveis na hora de fazer nossas refeições, não é mesmo? A nossa saúde realmente começa pela boca. Eu comecei a cultivar meus Kefirs. Vou criar receitas e depois vou compartilhando com vocês!

Beijos!

 

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