Olá Poderosas!

O ano já está acabando! Agora chegam as festas de final de ano com a família, amigos e no trabalho. Nessa época sempre ficamos em dúvida com relação à como montar uma mesa mais bonita e chique, qual decoração usar, como evitar gafes em confraternizações, o que devo servir na ceia de Natal e no Ano Novo?

Bom, por isso, vou fazer alguns posts relacionados a estes temas para dar dicas que facilitem o dia a dia de vocês.

O primeiro vai ser sobre como montar uma mesa de maneira formal e uma de maneira informal.

São vários pratos e talheres na mesa formal, mas em sua casa, você pode colocar somente o sousplat e o prato principal, acompanhados de garfo e faca da refeição principal e somente as taças de água e vinho. Desta forma vai ficar lindo e seria uma mesa informal (própria para receber amigos em casa ou para eventos mais informais como o churrasco, aniversário, dentre outros).

Primeiramente, vou explicar as diferenças entre os tipos de recepções para facilitar nosso entendimento sobre o assunto. Temos os serviços formais (serviço à francesa, serviço à inglesa) e os informais (serviço à americana).

Serviço à francesa

É o mais requintado, geralmente é realizado em ocasiões especiais (casamentos, noivados, quando receber pessoas formais ou reuniões de trabalho em que estejam presentes diretores ou presidentes). São situações protocolares, como numa embaixada, por exemplo. Os lugares à mesa são marcados com porta-cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

Serviço à inglesa

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.

Serviço à americana

O almoço ou jantar é disponibilizado em aparadores, em pontos estratégicos da festa. É uma forma prática para quem quer uma festa mais despojada. É perfeitamente possível ter requinte e bom gosto, por isso este tipo de recepção está presente em muitas festas, incluindo as de luxo. O cardápio costuma ser mais variado. Ele fica à disposição por mais tempo, permitindo ao convidado se servir quando e quantas vezes desejar.

Abaixo segue uma imagem de como são dispostos os elementos em uma mesa informal e formal.

mesa formal

Com relação à decoração, normalmente, quando utilizar toalhas coloridas, procure optar por pratos mais neutros e vice-versa. Em refeições mais formais, aconselha-se usar toalha fina, feita em tecido de qualidade.

Os arranjos de mesa devem ser baixos, para não atrapalhar a conversa entre os convidados.  Caso opte por arranjos individuais, estes devem ficam junto ao prato de pão, ao lado do prato principal.

Para arrumar a mesa devem ser observados:

Pratos: devem ser colocados uns dois dedos acima da borda da mesa, para não encostarem nos convidados.

O sousplat é um prato mais largo e é o primeiro colocado à mesa. Este  serve  para sustentar outros pratos e não é trocado durante a refeição.

Na sequência, coloca-se o prato principal (raso) e logo em cima o prato de sopa.

Talheres: devem sempre ser utilizados de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa vai depender da quantidade de pratos servidos na refeição.

As facas ficam do lado direito (com o fio de corte voltado para dentro) e os garfos, do lado esquerdo. A colher de sopa fica do lado direito, junto com as  facas.  Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato.

O único garfo que fica do lado direito é o garfo de ostra. quando se deparar com este garfo, você já pode se preparar que um dos pratos a serem servidos será ostra.

Copos: colocam-se da direita para a esquerda, os copos ficam na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champanhe.

Guardanapos: são dobrados à esquerda dos pratos ou então, em cima deles.

mesa
Mesa Formal

1- Prato raso                                               11- Taça de água

2- Prato fundo                                           12- Taça de vinho tinto

3- Faca de mesa                                         13- Taça de  vinho branco

4- Faca de peixe                                         14- Taça flauta (flute)

5- Colher de sopa                                      15- Prato de pão

6- Garfo de mesa                                       16- Faca de pão

7- Garfo de peixe                                       17- Guardanapo

8- Garfo de sobremesa                            18- Marcador de lugar

9- Colher de sobremesa                          19- Sousplat

10-Faca de sobremesa

 

Seguem abaixo algumas fotos para exemplificar ainda mais:

 

2012-12-24 21.21.24
Mesa informal. Esta mesa foi feita por mim para receber para o Natal de alguns anos atrás.
2012-12-24 21.07.27
Mesa informal
DSC_0436
Mesa Formal
DSC_0439
Mesa Formal

 

foto2
Fonte: Google Images
foto3
Fonte: Google Images
foto4
Fonte: Google Images
capa
Fonte: Google Images

Então, é isso poderosas! Fiz também um vídeo para explicar mais detalhadamente como montar a mesa formal. Espero que gostem!

Beijos! Fiquem com Deus!

 

 

 

 

Deixe um comentário!