Olá, Poderosas!

A natação sempre foi um esporte completo. E o melhor de tudo é que este esporte pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, gestantes e idosos. A atividade melhora o condicionamento físico, proporcionando maior flexibilidade das articulações e resistência física. E a natação, de forma geral, melhora a condição circulatória e cardiorrespiratória, ajuda na coordenação motora e na flexibilidade, reduz estresse, melhora o sono, auxilia na recuperação de movimentos e reduz obesidade, colesterol e níveis glicêmicos.

A natação promove uma série de benefícios: proporcionando a sensação de bem-estar, melhorando a rotina do praticante, melhorando a autoestima, aumentando a concentração e melhorando a socialização (ao oferecer novo ambiente de amizade e descontração).

A natação é uma atividade muito indicada para os bebês, pois proporciona que eles se desenvolvam em toda sua plenitude. É bom lembrar que quanto mais novas, menos medo de água as crianças possuem! Então, se elas for em iniciadas no esporte mais cedo, mais vantagens terão.

E, quando a gente tem filhos pequenos, nossa principal preocupação é com o fato deles se afogarem. Não sei vocês, mas quando eu vou a algum lugar que possua piscina, ou num rancho próximo à um rio, lago, ou quando vamos à praia, ou até mesmo se formos visitar a casa de alguém que possua piscina, eu fico super preocupada… Eu coloquei a Gio para aprender a nadar principalmente por este motivo. Para eu poder ficar despreocupada no caso de acontecer algum imprevisto.

Quando a gente tem filhos pequenos e eles aprendem a nadar, parece que até “ficamos mais leves” ao levá-los em locais como os que citei acima, não é mesmo? Com meu filho mais velho foi assim. Depois que ele aprendeu a nadar passei a ficar mais tranquila ao sair, ou quando a escola o levava para algum passeio.

Giovana na aula de natação. (Foto: Mais Poderosa)

Principais dúvidas sobre o assunto:

1. Existem contraindicações da natação para bebês?

Não há contraindicações, apenas cuidados com o tratamento da piscina (excesso de cloro, por exemplo) ou alergia.

2. Quais cuidados devem ser tomados na hora de se escolher a escola de natação?

É necessária atenção à forma de tratamento da água, com preferência para o ozônio ou sal, em caso de alergia. Outro ponto importante é a temperatura da água que, no caso dos bebês, deve estar em torno de 26 graus.

3. A natação prejudica o ouvido dos bebês?

Normalmente, não. Os problemas de ouvido acontecem, na maioria das vezes, em função do mau tratamento da água. Por isso, deve-se atentar aos cuidados com a piscina do local onde o bebê terá aulas.

4. A natação é benéfica para bebês que possuem problemas respiratórios?

Sim, de acordo com estudos, existe a melhoria do sistema cardiorrespiratório.

5. Com qual idade devo iniciar meu filho na natação?

De modo geral, algumas escolas de natação já dão aulas para bebês a partir dos seis meses. Eles participam das aulas acompanhados de um adulto responsável (pai ou mãe). Nessa fase, a criança já terá tomado parte das principais vacinas.

Os benefícios da natação para os pequenos são: 

  1. Melhoria da coordenação motora;
  2. Redução da incidência de quadros respiratórios;
  3. Melhoria da qualidade de sono;
  4. Aumento da resistência muscular;
  5. Contato mais seguro da criança com a água.

Contudo, é muito importante conversar com o pediatra sobre o interesse em colocar seu bebê na natação; pois ele certamente passará todas as orientações específicas.

No meu caso, optei por colocar a Giovana depois dos dois anos de idade. Eu tenho observado que ela está tendo uma evolução muito grande em muitos aspectos. Ela está amando fazer aula de natação! Por causa da idade, a aula dela é individualizada, com uma personal, que é a Jamilla, da Master Baby.

A Gio toda alegre porque vai entrar na piscina!
Giovana chegando da aula! Ela ama fazer natação!!! E olha a carinha de cansada… É bom que “queima energia”… Rsrs…

Fotos: Arquivo pessoal de Mais Poderosa

E vocês, pensam em colocar seus filhos na natação? Com qual idade?

Abaixo segue o contato do local onde a Gio faz natação. Caso você seja aqui de Uberaba, eu super indico a escola!

Beijos!

 

MASTER BABY – PERSONAL BABY E HIDROGINÁSTICA

WhatsApp: 34- 99666-6085     Facebook: Master Baby – Personal Baby e Hidroginástica

 

 

 

 

 

Deixe um comentário!