Olá, Poderosas!

Todos nós temos a crença de que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia. Mas, novos estudos aparecem e nos colocam em dúvida sobre manter o café da manhã ou não, na hora de tentar emagrecer. Então, vamos ver o que dizem os estudos a favor de se manter o café da manhã para emagrecer e as pesquisas que são a favor de se pular esta refeição.

Manter o Café da Manhã na Dieta

Muitos estudos comprovam que pular o café da manhã faz mal e engorda, e de acordo com a pesquisa realizada recentemente pelo Colégio Americano de Cardiologia, concluiu-se que os voluntários que não faziam essa refeição eram mais propensos a serem hipertensos e obesos ou com sobrepeso. De acordo com a pesquisa, esse hábito está associado a um risco aumentado de aterosclerose, condição caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias devido ao acúmulo de placas gordurosas. Estudos anteriores já haviam associado a falta do desjejum a doenças do coração, mas essa é a primeira pesquisa a avaliar a associação específica da refeição com a aterosclerose subclínica, quando não se tem sinais evidentes do problema.

Segundo Valentin Fuster, um dos autores do artigo e editor da revista científica em que o trabalho foi publicado, o estudo fornece evidências de que esse é um mau hábito que as pessoas devem mudar para reduzir o risco de doença cardíaca.

De acordo com Prakash Deedwania, professor de medicina da Universidade da Califórnia em São Francisco e autor de um comentário que acompanha o artigo, os efeitos negativos de adotar esse hábito podem ser observados no início da infância, sob a forma de obesidade infantil. No caso dos adultos, a decisão de não se alimentar no início do dia acaba impactando nas refeições até a noite. Apesar do fato de que as pessoas que mais pulam o café da manhã geralmente façam isso para tentar perder peso, muitas vezes, acabam comendo mais e ingerindo alimentos não saudáveis no fim do dia. Ainda de acordo com o médico, pular o desjejum pode causar desequilíbrios hormonais. Ele ainda confirma que esta pesquisa evidencia o fato de que esta refeição é a mais importante do dia.

Excluir o Café da Manhã da Dieta 

Esta questão sobre pular ou não a refeição é polêmica, pois sempre surgem novas pesquisas que nos colocam em dúvida sobre o que fazer. E foi o que concluiu uma pesquisa realizada pelas universidades de Loughborough e Bedfordshire (Inglaterra) e publicado no periódico científico British Journal of Nutrition, que  descobriu que o ato de ignorar a primeira refeição leva à perda de peso. A descoberta dá um suporte à noção de que restringir as calorias através do jejum aumenta a perda de peso por regular os hormônios envolvidos no armazenamento de gordura, ou seja, jejuar até a hora do almoço pode ser uma boa pedida para eliminar mais calorias.

Bom, Poderosas, confesso que prefiro ficar sem comer à noite do que ficar sem o café da manhã, pois pra mim, esta é uma refeição muito importante. Mas independente de novos estudos e opiniões, este tema ainda vai ser motivo de muito debate entre profissionais da área e sempre vão existir muitas pesquisas sobre este assunto mundo afora.

Então, fica a dica: prefiram optar por uma alimentação saudável, deem prioridade por alimentos in natura aos industrializados. E, caso queiram emagrecer, comam menos durante as refeições e não se esqueçam de beber muita água. Mas a dica fundamental é: saiam do sedentarismo (essa dica é pra mim… rsrss). E, caso façam alguma mudança na rotina alimentar de vocês, procurem um médico especialista, pois ele certamente saberá o que será melhor para vocês!

 

 

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