Olá Poderosas!

A banana verde, ao contrário da banana madura, ainda contém pouco açúcar e uma grande quantidade de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido no estômago e que pode trazer benefícios à saúde. Dentre os principais, temos a prevenção e controle da diabetes, melhoria do trânsito intestinal, o aumento da saciedade, fortalecimento da imunidade e alívio dos sintomas da TPM.

Para quem está querendo emagrecer, ela é uma ótima opção, pois controla o apetite e é pouco calórica. Confira abaixo alguns benefícios da farinha de banana verde.

Controla e previne o diabetes

A farinha de banana verde é um alimento de baixo índice glicêmico; ou seja, a quantidade de glicose que esse alimento libera no sangue ao ser digerido ocorre de forma lenta e gradual. Por isso, o organismo precisa liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui. Isso não somente evita os temidos picos de glicose como pode reduzir a resistência à insulina – que é o principal fator de surgimento de diabetes do tipo II.

Melhora o trânsito intestinal

A farinha de banana verde estimula o desenvolvimento da flora intestinal, melhorando o seu funcionamento, ajudando na digestão e prevenindo problemas como prisão de ventre. Para que esse efeito seja completo, no entanto, é fundamental que a farinha seja consumida com bastante água.

Dá saciedade

Por atuar como uma fibra, o amido resistente atrasa o tempo de absorção dos nutrientes pelas células intestinais, o que traz uma maior sensação de saciedade. Para quem está de dieta, a farinha de banana pode ser uma aliada, já que essa saciedade adia a fome e evita os lanches fora de hora.

Fortalece a imunidade

Ao estimular o crescimento da flora intestinal benéfica, você intensifica sua capacidade de combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. O amido resistente serve como alimento para as bactérias do intestino, que dessa forma se reproduzem com mais facilidade e ajudam a estimular o sistema imunológico.

Alivia os sintomas da TPM

A banana é rica em vitamina B6 e triptofano, substâncias necessárias na síntese de serotonina, um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. E por causa de seu teor de fibras, a farinha melhora o humor e ajuda a diminuir o inchaço e as cólicas.

Como Fazer

 

Ingredientes:

  • 1 dúzia de bananas verdes.

Modo de Preparo:

  1. Lave bem as bananas;
  2. Ferva-as por dois minutos para remover possíveis impurezas;
  3. Descasque as bananas e corte-as em tiras. Coloque-as sobre uma forma e leve para assar em fogo baixo;
  4. Deixe torrar até que estejam bem secas (esturricadas mesmo) – mas tome cuidado para que não queimem;
  5. Bata as bananas secas no liquidificador;
  6. Armazene a farinha em vidros bem fechados.

Como Consumir 

Se o objetivo for emagrecer, a sugestão é consumir uma colher do alimento com um copo de água logo ao acordar, para restabelecer os níveis de glicose e evitar picos de fome ao longo do dia.

Ela pode ser utilizada no preparo das mais diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Mas, devido ao alto teor de amido da farinha de banana verde, a dica é utilizar cerca de 20% menos da farinha na hora de fazer substituições nas receitas.

Fontes Consultadas:
www.emagrecimentourgente.com
www.minhavida.com.br
www.mundoboaforma.com.br
www.portaldieta.com

 

Deixe um comentário!